Massagens

Massagem Ayurvética

De origem indiana, vem da junção do vocábulos AYUR - vida e VEDA - conhecimento. Conceitualmente a Massagem Ayurvédica consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular estimulando pontos e órgãos vitais, conjuntamente é aliada a manobras de tracção e alongamento, para a completa abertura e correção dos centros de energia do corpo.



Massagem Shantala


De origem oriental, a SHANTALA é uma massagem específica para bebês. Foi desenvolvida por uma mãe indiana paraplégica, que aplicava a massagem para acalmar o próprio filho. Tem efeito calmante e relaxante, além de combater as cólicas nos bebês

TERAPIA DAS PEDRAS QUENTES III JORNADA INTENSIVA VITA DERM - TERAPIA CAPILAR


O QUE É TERAPIA DAS
PEDRAS QUENTES ?

Basicamente consiste na utilização de pedras quentes e frias para massagem profunda.
Combina através de uma técnica moderna conhecimentos milenares de Geoterapia, de Termoterapia e Massoterapia, conseguindo, graças à sinergia obtida, produzir reações fisiológicas e orgânicas de mais alto benefício para o ser humano.
A temperatura é adaptada individualmente a cada caso e as pedras deslizando sobre os músculos transmitem energia que religa a força interior.
Pedras vulcânicas, plutônicas e sedimentares (mármore) de tamanho, forma e composição especialmente escolhidos são o veículo de aplicação seletiva das temperaturas quente e fria sobre o corpo. As pedras provocam alternadamente respostas sedativas e reenergizadoras no corpo. As pessoas adoram a recarga potente que recebem durante o tratamento.

Banho Ôfuro


O banho no Ôfuro é milenar, muito utilizado no Japão em rituais de relaxamento e purificação. Os ocidentais descobriram os benefícios relaxantes deste banho e estão agregando mais esta técnica para combater tensões musculares e a fadiga causada pela rotina do dia-a-dia.

Além do relaxamento que o Ôfuro proporciona, você vai sentir uma sensação de renascimento.
Este banho vai deixar o seu Corpo & Mente em total harmonia, sem as tensões físicas e mentais. Experimente!!! A Beleza &Cia está lhe proporcionando mais uma forma de driblar o stress.
Duração: 20 minutos e 45 minutos da massagem anterior ao banho. A temperatura da água é um morno agradável. Sugerimos ainda, que o cliente faça uma sessão de massagem antiestress.

Tratamentos Estéticos Corporais


Com o conforto da vida moderna, nossa vida está cada vez mais sedentária ocasionando um excesso de peso. Por isso, sem uma mudança de hábitos não é possível vencer a balança.
No campo da estética, com o domínio de uma variada gama de tratamentos, as profissionais esteticistas bem preparadas e equipadas, conseguem direcionar o emagrecimento, tornando o contorno corporal mais definido.

As modernas técnicas permitem combater a gordura localizada de forma rápida. Aparelhos de última geração, usados de forma adequada apresentam ótimos resultados. É importante destacar os efeitos positivos da drenagem linfática e dos tratamentos desintoxicantes, que fazem com que a pessoa perca já na primeira aplicação de dois a quatro centímetros por conta da retenção hídrica.

Drenagem Linfática Facial


A drenagem linfática é um meio natural de eliminar toxinas e melhorar o aspecto geral da pele. Entenda como é feito.

A função da drenagem linfática facial é eliminar os edemas (inchaços) e o resultado da melhoria da circulação veno-linfática local, que auxilia a remoção das toxinas dos tecidos.
A drenagem linfática estimula a função do sistema imunológico local relaxa os espasmos dos músculos da face e tem um importante papel na recuperação do pós-operatório. Logo após as primeiras sessões é possível visualizar os aspectos positivos desse tipo de tratamento: diminuição do edema e uma melhora na aparência da pele.

Estimulação Russa

A Estimulação Russa é considerada hoje pelos principais centros de medicina estética como a técnica mais eficaz no combate a flacidez e celulite.A Estimulação Russa, é uma técnica, não é ginástica passiva, pois o paciente participa ativamente do tratamento. Funciona porque respeita a fisiologia muscular e o seu metabolismo. É indicado no pós-parto e pós-emagrecimento, reeducação postural, pré e pós lipoaspiração, flacidez por desuso, enrijecimento da musculatura do abdômen, glúteos e pernas. Também é ideal para quem não tem tempo ou não quer fazer ginástica, é indolor e extremamente eficiente para o tratamento da flacidez e celulite.

Limpeza de pele

O que é Limpeza de Pele?
Consiste na extração de comedões
( cravos ),pústulas(as famosas espinhas ) e milhuns (pontos brancos).
Quando feita pela esteticista em cabine, tem duração de duas horas, e exige cuidados importantes como o uso de todo material descartável.
São várias etapas:
Preparação da pele com limpeza e esfoliação simples, com sabonete abrasivo ou outros;
Vapor de ozônio, que é um meio natural de ativar a circulação dos vasos subcutâneos, e que fornece oxigênio;
Extração: retirada de cravos e espinhas com auxílio de cureta, agulhas descartáveis ou ventosa;
Desincruste e alta freqüência;
Finalizando com a máscara por 15 a 20 minutos.
Sugestão: Use produtos Vita Derm para manutenção em casa.

Pele Seca, Mista e Normal Pele Oleosa

- Limpar: Mousse Dermopurificante - Sabonete antiséptico ou sabonete de enxofre

- Tonificar: Compensador Hidrolipídico - Loção tônica ervas e própolis

- Hidratar: Emulsão Hidratante - Emulsão hidratante ou gel de

calêndula

limpeza de pele mista e seca

1. higienizar: sabonete gel facial relicatte. tonificar: loção tônica pele mista e seca relicatte. aplicar esfoliante lenitivo facial relicatte, em movimentos deslizantes. retirar com algodão umedecido em água.

2. cobrir todo o rosto com algodão ou gase embebida em solução emoliente relicatte. posicionar o aparelho de vapor a 20-25cm de distância do cliente. vaporizar a pele por 10 minutos.

3. fazer a extração caso necessite, principalmente nariz, queixo.

4. aplicar alta-frequência por 5 minutos.

5. fazer iontoforese com fluido ionto facial (biomin e extrato de placenta) por 5 minutos, em seguida fazer iontofores com fluido ionto facial (hidroviton, alantoina e uréia) por mais 5 minutos.

6. massagear com creme para massagem facial relicatte.

7. aplicar máscara facial de equilibrio. proteger os olhos com compressas de água fria, cobrir com papel alumínio e deixar de 20 a 30 minutos.

8. retirar o papel alumínio e massagear a sobra da mascara para absorção.

9. finalizar com creme hidratante finalizador fps 15.

número de sessões: quando necessário.

manutenção: linha facial pele mista e seca relicatte

limpeza de pele oleosa


limpeza de pele oleosa higienizar com sabonete gel facial relicatte; tonificar com a loção tônica para pele oleosa; desincrustar provocando a saponificação por 3 minutos com o fluido desincrustante relicatte no pólo negativo do aparelho de corrente galvânica. reequilibrar o ph ácido da pele por 3 minutos com água e, no pólo positivo do aparelho; realizar o peeling aplicando o esfoliante lenitivo facial relicatte. retirar com algodão umedecido em água; embeber compressas de algodão com a solução emoliente relicate e colocar em todo o rosto. posicionar o aparelho vaporizador a 20-25cm de distância do cliente, por 10 minutos; fazer a extração; passar em todo o rosto algodão embebido em loção tônica para pele oleosa relicatte; utilizar a alta-frequência por 5 minutos; fazer a iontoforese com o fluido ionto facial relicatte( sulfato de zinco, sulfato de magnésio e hamamelis) por 5 minutos; fazer a iontoforese com o fluido ionto facial relicatte ( extrato peptídeo de placenta e uréia) por 5 minutos; massagear com o gel facial relicatte; aplicar a máscara dermopurificante relicatte. deixar 20 a 30 minutos; retirar a máscara; em caso de pele extremamente oleosa, podemos fazer na seqüência a aplicação com pincel, da máscara plástica secativa relicatte. sobre ela colocar gaze e deixar secar. remover de baixo para cima; finalizar com o gel hidratante facial com fps 15; tratamento: mínimo de 10 sessões; 1 vez por semana. manutenção: linha facial para pele oleosa relicatte.

vantagens do cosmético em forma de aerosol

1. obter o produto em forma de mousse.

2. contato com o produto somente no momento de seu uso: não há manipulação anterior.
3. o produto permanece inerte a contaminação.
4. forma moderna e prática de aplicação.

RECEITAS DE SABÃO

SABÃO

O Sabão Caseiro tem como ingredientes básicos:

  • Gordura
  • Soda Cáustica
  • Água

A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate, quando está sobrando, também pode ser usado como base gordurosa. Pode-se também aproveitar sobras de gordura da cozinha. Antes do uso, elas devem ser lavadas assim: 1 parte de água 1 parte de gordura. Levar ao fogo para ferver. Tirar do fogo, mexer bem e acrescentar 1 litro de água fria para cada litro quente. As substâncias estranhas ficarão depositadas no fundo do recipiente. Quando fria, a gordura ficará solidificada, podendo ser removida. Se estiver muito suja, deve-se repetir a operação. Este processo é bom porque ajuda a tirar o sal da gordura das frituras. A Soda é um mineral, encontrado na natureza em diferentes estados de pureza. Deve ser manuseada com cuidado para não queimar as mãos nem ser aspirado. E sempre bom usar soda de boa qualidade para produzir um bom sabão.

SABÃO NEUTRO OU SABÃO DE ALCOOL

  • 4 Kg de Gordura Animal
  • 2 latas de Óleo de Soja
  • 1 Kg de Soda
  • 3 litros de Água morna
  • 5 litros de Álcool

Derreter a gordura. Acrescentar o óleo de soja. Esperar esfriar um pouco. Juntar o alccol, a soda (dissolvida em um pouco de água) e o restante da água. Pode-se substituir as duas latas de óleo de soja por um 1 Kg de gordura animal. O álcool pode ser substituído por cachaça. Não se deve usar vasilhas de alumínio. A água que será utilizada no sabão pode ser suco ou chá das seguintes plantas: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa. Se você quiser: Sabão para limpeza (roupa, cozinha, etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma. Sabão desinfetante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.), use: eucalipto cidró, hortelã, própolis (2 colheres de tintura). Pode também ser usado como sabonete:

  • Sabão medicinal para queda de cabelo e problemas de pele, use: bardana e calêndula
  • Escurecer cabelo, use: babosa
  • Clarear cabelo, use: camomila
  • Para uso diário na higiene pessoal, escolha entre: babosa, própolis, bardana, camomila ou tanchagem

Você pode também fazer esta receita e depois juntar 500gr do sabão pronto ralado com 1/2 copo de suco de uma destas plantas, levar ao fogo até derreter, colocar em forma, deixar esfriar e cortar em pedacinhos.

SABÃO FRIO

  • 12 litros de água
  • 1Kg de farinha de milho
  • 1Kg de soda
  • 4Kg de sebo cozido

Derreter o sebo num tacho ou recipiente grande. Dissolver a farinha de milho em 6 litros de água. Dissolver a soda nos outros 6 litros de água. Misturar tudo e mexer por 40 minutos. Colocar em formas, deixar secar e cortar.

SABÃO DE ABACATE

  • 5 Kg de massa de abacate
  • 1/2 Kg de sebo derretido ou banha
  • 400 g de soda comercial 150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)

Colher o abacate com cuidado para não machucá-lo e guardá-lo à sombra, até que fique maduro. Após maduro, cortar o abacate ao meio e separar o caroço e a casca da massa. Colocar toda a massa numa vasilha bem limpa e acrescentar a soda, sebo ou banha e o breu. Mexer por uma hora. Colocar numa caixa forrada com plástico e deixar 24 horas para secar (dependendo da umidade do ar, algumas vezes é necessário deixar mais tempo). Cortar em barras. Para maior consistência, acrescentar 2 a 3 colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.

SABÃO DE ERVAS

  • 5 Kg de gordura
  • 2,5 Kg de sebo derretido
  • 2,5 Kg de óleo de cozinha (usado), banha ou gordura de galinha derretida.
  • 1 Kg de soda
  • 4 litros de álcool
  • 4 litros de água ou suco de ervas (tanchagem, babosa, capuchinha, trapoeraba, confrei, calêndula, macaé, eucalipto).

Triturar as ervas e coar. Esquentar o sebo junto com o óleo. Misturar, fora do fogo, o álcool no sebo quente. Misturar a soda com água ou suco de ervas em recipiente não corrosivo. Acrescentar o sebo com o óleo nesta mesma mistura. Misturar bem até espumar. Colocar nas formas. Deixar esfriar e estará pronto para cortar.

SABÃO DE MILHO

  • 6 litros de água
  • 1/2 Kg de soda cáustica
  • 2 Kg de banha ou sebo
  • 1/2 Kg de farinha de milho

Misturar em uma bacia 3 litros de água fervida com a soda cáustica. Acrescentar a banha ou sebo. Desmanchar a farinha de milho nos outros 3 litros de água fria. Adicionar à mistura anterior e mexer bastante, durante 15 minutos. Despejar a massa numa caixa forrada com plástico. Deixar descansar 3 dias antes de usar.

SABÃO DE CINZA

  • 5 Kg de Sebo
  • 2,5 Kg de Cinzas
  • 5 litros de Água
  • 0,5 Kg de Soda Cáustica

Derreter o sebo em fogo lento até ficar uniforme. Ferver as cinzas juntamente com a água por 4 horas. Deixe a cinza assentar e use somente a água para juntar com o sebo. Mexer bem. Juntar devagar a soda, já fora do fogo, e mexer bem até dissolver. Colocar em formas. A cinza tem um alto poder de branquear. Para clarear toalhas de prato, colocá-las de molho, ensaboadas, em um balde com uma "trouxinha" de cinzas. Lavar normalmente no dia seguinte.

SITES COM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS ECOLÓGICOS:

http://www.apoema.com.br

http://www.ipetrans.hpg.ig.com.br/REC_PROD_LIMPEZA%20_ALTERNATIVOS.htm

http://www.conpet.gov.br/comofazer/comofazer_int.php?segmento=consumidor&id_comofazer_serie=70

http://geocities.yahoo.com.br/escolhavegan/produtos_de_limpeza.htm

http://www.auxi.com.br/paginas/porque_usar.htm

DESODORANTES

NO LUGAR DA NAFTALINA A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

DESODORANTE DE AMBIENTE Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.Fonte: WWF Brasil.

LIMPADOR ES

PARA LIMPAR O FORNO Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

PARA LIMPAR PANELAS E FORMAS QUEIMADAS: Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

OUTRO LIMPADOR PARA JANELAS Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

JANELAS E ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela. Fonte: Livro Sebastiana Quebra-Galho, de Nenzinha Machado Salles.

LIMPADOR PARA PISOS DE CERÂMICA Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.Fonte: Casa Club TV.

PARA LIMPAR VIDROS E TIRAR GORDURA:

Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

LIMPANDO O BANHEIRO

Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre. Fonte: Greepeace.

PARA AMACIAR SUAS ROUPAS

Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe. Fonte: Greepeace.

PARA LIMPAR E DESODORIZAR CARPETES E TAPETES

Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir. Fonte: Greepeace

LIMPANDO JANELAS E ESPELHOS

Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos. Fonte: Greepeace

AMACIANTE DE ROUPAS


  • 5 litros de Água
  • 4 colheres de Glicerina
  • 1Sabonete ralado
  • 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.

Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

DESINFETANTE PARA BANHEIRO


  • 1 litro de Álcool (de preferência 70º)
  • 4 litros de água
  • 1 Sabão Caseiro
  • Folhas de Eucalipto

Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO


  • Água
  • Vinagre
  • Amônia líquida (amoníaco)
  • Bicarbonato de sódio e ácido bórico

Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco,uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. o Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. o Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Fonte: Planeta na Web.

DETERGENTE ECOLÓGICO


  • 1 pedaço de sabão de coco neutro
  • 2 limões
  • 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA


  • 2 litros de água
  • 1 sabão caseiro ralado
  • 1 colher de Óleo de Rícino
  • 1 colher de Açúcar.

Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

CROSTONE NEGRO COM TRUTA DEFUMADA


Ingredientes ( 4 pessoas )

04 Fatias de pão italiano

04 Filés de truta defumada

35 gr de anchova, sem espinhas e lavadas para tirar o sal

02 dentes de alho picados

100 gr de azeitonas pretas, sem caroço

01 tomate, sem pele e sementes, picado

50 ml de azeite de oliva

suco de limão

salsinha picada

sal e pimenta

Tempere o tomate com azeite, sal e pimenta. Reserve. Bata as anchovas, o alho, as azeitonas, o suco de limão e o azeite, no liquidificador. Toste levemente o pão. Coloque a pasta de azeitonas, arrume sobre ela um filé de truta e cubra com tomate. Decore com salsinha picada e sirva imediatamente.

BLINIS

Ingredientes ( 6 pessoas )

125 ml de água morna

15 gr de fermento biológico

01 colher de chá de açúcar

300 gr de trigo sarraceno

03 ovos

250 ml de leite morno

01 colher de sopa de açúcar

03 colheres de sopa de manteiga derretida

03 colheres de sopa de smetana

Smetana ( creme de leite ácido )

50 gr de ricota

75 gr de requeijão

220 ml de creme de leite

01 colher de chá de açúcar

suco de dois limões

Bata os ingredientes do smetana na batedeira e quando a mistura se tornar cremosa, junte o suco de limão. Reserve na geladeira.

Blinis

Dissolva o fermento na água, junte o açúcar e deixe repousar em lugar quente, por 10 min, para levedar. Coloque a farinha numa tijela, acrescente a metade do leite e o fermento. Trabalhe a massa até se tornar lisa e homogênea. Cubra e deixe repousar por três horas. Misture à massa o leite, as gemas, o sal, o açúcar, a manteiga e a smetana. Bata as claras em neve e acrescente à massa. Deixe repousar por mais trinta minutos. Coloque três colheres de sopa de massa numa frigideira, tipo tefal, levemente untada. Frite um lado, pincele a superfície com manteiga derretida e vire. Retire. Reserve os blinis acomodados uns sobre os outros dentro do forno pré-aquecido e desligado.

POLENTA E GORGONZOLA


Ingredientes ( 4 pessoas )

12 Círculos de polenta (espessura de ½ cm e diâmetro de 8 cm )

200 gr de queijo gorgonzola ralado

50 gr de manteiga

Salsinha picada

Grelhe a polenta e coloque sobre papel absorvente. Sobre um prato refratário untado coloque quatro círculos de polenta e distribua a metade do queijo, ponha outro círculo de polenta e arrume o queijo restante. Cubra com os últimos círculos, regue com um pouco de manteiga derretida e leve ao forno bem quente para dourar. Sirva imediatamente, decorado com salsinha.

BRUSCHETTA COM PEPERONI E ACCIUGUE

Ingredientes ( 4 pessoas )

04 Fatias de pão italiano tipo baguette

Azeite de oliva com alho

Peperoni due colore

Folhinhas de manjericão

12 Filés de anchova, sem espinhas e lavados para tirar o excesso de sal

Salsinha picada

Peperoni Due Colore

02 Pimentões vermelhos grelhados, sem casca e cortados em tiras finas

02 Pimentões amarelos grelhados, sem casca e cortados em tiras finas

02 Dentes de alho fatiados bem fino

Azeite de oliva e vinagre de vinho branco

Sal, pimenta e tomilho

Misture os pimentões, o alho, o azeite e o vinagre. Tempere-os com sal, pimenta e tomilho. Coloque em um vidro bem fechado e deixe na geladeira por, no mínimo, 24 horas. Unte as fatias de pão com o azeite e o alho, toste-as levemente dos dois lados. Arrume o pimentão sobre o pão e leve ao forno para aquecer. Corte o pão em três partes iguais. Sirva imediatamente, decorando cada parte com um filé de anchova e folhinhas de manjericão.

BRUSCHETTA COM RICOTA DE BÚFALA E POMODORO


Ingredientes ( 4 pessoas )

04 Fatias de pão italiano tipo baguette

Azeite de oliva com alho

Ricota de búfala temperada com sal, pimenta e folhinhas de manjericão

picadas

Fatias de tomate bem finas e sem sementes, cortadas ao meio

Folhas de rúcula à juliana bem finas

12 Rosas de presunto crú

Pasta de gema de ovo

Azeite de oliva

Sal e pimenta

Unte o pão com o azeite e o alho, toste levemente dos dois lados. Espalhe a ricota sobre o pão, arrume as fatias de tomate, tempere com sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Leve ao forno para aquecer. Corte o pão em três partes iguais. Sirva imediatamente, decorando cada parte com folhas de rúcula, uma rosa de presunto e gema de ovo para fazer o miolo da flor.

PICLES DE VIENA


Ingredientes

½ Kg de pepinos grandes com casca, cortados em cubos

½ Kg de pepinos pequenos ( cornichons ) inteiros, com casca

½ Kg de cebolinhas pequenas

02 pimentões verdes cortados em tiras

01 pimentão vermelho cortado em tiras

01 pimentão amarelo cortado em tiras

01 couve-flor pequena, cortada em pedaços pequenos

Lave os ingredientes muito bem e deixe-os de molho, durante 24hs, em uma salmoura, preparada com dois litros e meio de água e uma xícara de chá de sal. Leve tudo ao fogo até abrir fervura. Elimine a salmoura. Enquanto os ingredientes dos picles fervem, faça um molho segundo as instruções abaixo.

Ingredientes do Molho

03 colheres de sopa de mostarda em pó

01 colher de sopa de açafrão em pó

01 xícara de chá de farinha de trigo

2 ½ xícaras de chá de açúcar

1 ½ litro de vinagre de vinho branco

Misture tudo muito bem e ferva até engrossar. Despeje as verduras no molho, deixe esfriar e coloque os picles em vidros esterilizados. Guarde-os em geladeira.

PEPERONE TRICOLORE


Ingredientes ( 4 pessoas )

03 Pimentões verdes grandes

03 Pimentões vermelhos grandes

03 Pimentões amarelos grandes

01 gr. de Endro ( dill )

½ xícara de óleo de oliva

02 gomos de alho

01 colher de sobremesa de açúcar

01 colher de sobremesa de sal

01 colher de chá de cravo em pó

¼ xícara de vinagre de vinho branco

03 ramos de manjericão de folhas pequenas

Dica para retirar a pele dos pimentões :

Coloque em uma panela meia lata de óleo de milho 250 ml de óleo de oliva. Quando estiver no ponto de fervura, mergulhe os pimentões um a um, girando até que a pele esteja visivelmente soltando. Retire rapidamente e mergulhe em um recipiente com água e gelo. A pele se soltará facilmente. Caso necessite, use faca de lâmina cega para retirar o que resta pele.

Preparo

Abra os pimentões, retire e descarte as sementes junto com a polpa mais clara, onde elas estão presas. Retire a pele. Corte-os, então, em tirinhas finas, como um talharim. Coloque-os em uma assadeira e tempere com o óleo de oliva, o vinagre, o sal e o açúcar. Leve ao forno, em fogo baixo, por vinte minutos. Retire, junte o cravo, o endro ( dill ), as folhas de manjericão e o alho. Caso julgue necessário, acrescente um pouquinho mais de óleo. Conserve em geladeira.

ALCACHOFRAS AO MOLHO


Ingredientes ( 4 pessoas )

04 Alcachofras grandes

Suco de um limão

100 ml de óleo extravirgem

50 ml de vinagre de vinho branco

02 colheres de chá de mostarda Dijon

02 colheres de café rasas de sal

½ colher de café de pimenta-do-reino moída

Montagem

Miolos de três escarolas crespas

100 gr. De queijo parmesão cortado em pequenas lascas

04 meias alcachofras, com as folhas, para decorar (optativo)

Corte as folhas das alcachofras, deixando somente os fundos. Leve-as a cozinhar por trinta minutos, juntamente com o suco de limão. Escorra as alcachofras e reserve os fundos. Junte todos os ingredientes do molho, misturando bem. Arrume os fundos das alcachofras no centro dos pratos e disponha as folhas de escarola em volta. Regue com o molho e distribua as lascas de parmesão sobre as alcachofras. Decore se quiser com as meias alcachofras.

BERINGELA ASSADA

Ingredientes ( 6 pessoas )

04 Beringelas com casca

04 Colheres de sopa de água com sal

04 Xícaras de café de azeite de oliva português

02 Colheres de sopa de orégano

Óleo para untar a forma

Decoração

Folhas de alface, rúcula e agrião

Tomate cereja a gosto

Tomate comum

Azeitonas a gosto

Pimentões vermelhos a gosto

Corte as beringelas ao comprido, em fatias não muito finas. Coloque-as de molho na água com sal durante dez minutos. Deixe as fatias escorrendo, em pé, no escorredor de massa. Depois seque-as com uma toalha de papel. Unte uma assadeira ( não aderente ) com óleo. Disponha as beringelas na assadeira e asse-as em forno médio, pelo período de duas horas. Quando começarem a assar, pulverize-as com o orégano, vá regando-as com o azeite e virando-as de vez em quando. Caso fiquem secas, regue-as com um pouco mais de azeite.

Montagem

Arrume em uma saladeira ou prato a alface, a rúcula e o agrião. Coloque as beringelas e decore-as com tomate-cereja, rosas de tomate comum e azeitonas. Espete os pimentões em um garfo e asse-os na chama do fogão, até ficarem pretos. Raspe a casca preta, corte os pimentões em fatias ao comprido e junte-os ao prato.

TOMATES VERDES FRITOS

Ingredientes ( 4 pessoas )

04 tomates caquis verdes, de tamanho médio, com as cascas

Fubá, quanto baste

Bacon, quanto necessário

Sal e pimenta do reino a gosto

Ramos de salsinha para decorar

Corte os tomates em fatias de aproximadamente dois dedos de espessura e tempere-as com sal e pimenta. Envolva-as no fubá. Cubra o fundo de uma frigideira larga com pedaços de bacon. Leve-a ao fogo. Frite as fatias no bacon quente, de ambos os lados, até dourarem. Retire-as, escorrendo-as em papel toalha. Em cima das fatias de tomate, distribua lâminas do bacon usado na fritura. Decore com ramos de salsinha. Sirva junto com cerveja gelada.

BRUSCHETTA ALLA ROMANA

Ingredientes ( 4 pessoas )

16 Fatias de pão italiano, cortadas com 1cm de espessura

06 Peperoncini italianos secos ou pimenta calabresa nacional

03 Dentes de alho inteiros

16 Lâminas de presunto cru, tipo Parma

Óleo de oliva extravirgem, a gosto

Toste as fatias de pão em assadeira, no forno, deixando o pão macio no meio. Esfregue nas fatias de pão ( ainda quentes ) o alho e, depois, o peperoncino, até ficarem bem impregnadas. Regue com óleo de oliva extravirgem, o suficiente para penetrar bem nas bruschette. Sirva cada fatia com uma lâmina de presunto cru por cima.