ARROZ À GREGA

3 xícaras de arroz
6 xícaras de água
1 caixa de passas
Queijo parmesão ralado
Manteiga
Óleo
Pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenoura
Sal

Leve uma panela ao fogo com água, sal e um pouco de óleo. Quando a água ferver, coloque o arroz lavado e escorrido. Mexa o suficiente, diminua o fogo e deixe a água secar. Aí, então, retire o arroz do fogo, tampe bem e deixe por mais algum tempo até ficar completamente pronto. À parte, leve uma caçarola ao fogo com a manteiga e aí frite as passas. Jogue, em seguida, em uma terrina grande. Junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola - cortados em pequenos pedaços - a salsa e o parmesão. Junte, por fim, o arroz cozido, misturando tudo cuidadosamente.
Sirva com Camarão à grega e Molho tártaro

Namorado - Peixe Carioca

Tempo de preparo : 50 minutos

Rendimento: 4 porções

1 colher de chá de azeite . 1 cebola média fatiada . 2 dentes de alho espremidos

1 colher de sopa de purê de tomate . 1 colher de chá de páprica . 1 xícara de água

2 bananas d’água grandes, verdes, com casca, sem as pontas, cortadas em 3

960g de peixe em postas (namorado, dourado, etc.) temperado com limão, coentro, pimenta do reino e salsinha picada . 2 xícaras de arroz cozido quente

Numa panela doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente o purê de tomate e a páprica. Adicione a água e as bananas. Cozinhe com a panela tampada até que as bananas fiquem macias. Acrescente o peixe, tampe novamente e cozinhe até o peixe ficar pronto. Se necessário, acrescente mais água. Salpique a salsinha. Sirva com o arroz, dividindo igualmente.

Bacalhau Seco Assado no Microondas



Rendimento :4 porções
Tempo de Preparo : 30 minutos

1 kg de bacalhau seco previamente dessalado , limpo e cortado em pedaços . 3 batatas em rodelas previamente cortadas . 1 pimentão vermelho sem sementes em rodelas . 1 cebola picadinha . 4dentes de alho picadinhos . 1 tomate sem pele e sementes, triturados . sal e pimenta do reino a gosto . 2 ovos cozido
12 azeitonas

Unte com azeite numa assadeira de barro, polvilhando por cima com a cebola e o alho . Leve ao microondas por 4 minutos. Adicione o bacalhau , o pimentão e o tomate triturado, deixando assar no microondas por mais 5 minutos. Acrescente as batatas , coloque sal , pimenta , um pouco de azeite por cima e deixe assar por mais 6 minutos. Pique os ovos e as azeitonas e coloque por cima ao retirar do forno.

Rocambole de Bacalhau

Rendimento : 6 pessoas
Tempo de preparo : 1 hora

Massa :
1 kg de batata . 1 pacote de Creme de Cebola Maggi . 1 ovo . 1 colher (chá) de fermento em pó . 1 pitada de pimenta-do-reino . 2 colheres (sopa) de farinha de trigo . 1 colher (sobremesa) de manteiga para untar a forma
1 gema batida para pincelar . 1 colher (chá) de Fondor Maggi para polvilhar

Recheio :
400g de bacalhau . 1 lata de Creme de Leite Nestlê . 4 colheres (sopa) de azeite de oliva . 2 colheres (sopa) de azeitona verde picada . 1 colher (sopa) de salsa picada.


Deixe o bacalhau de molho, de véspera. No dia seguinte, cozinhe as batatas, com casca, até que fiquem macias. Enquanto isso, prepare o recheio : dê uma ligeira fervura no bacalhau, escorra e desfie bem em uma tigela. Acrescente o creme de leite, o azeite, a azeitona e a salsa picada. Misture bem e reserve. Escorra as batatas e, ainda quentes, descasque e passe pelo espremedor. Acrescente o Creme de Cebola Maggi, o ovo, o fermento e a pimenta-do-reino. Misture tudo muito bem. Por último, junte a farinha de trigo e misture novamente. Coloque a massa sobre um pano de prato, úmido e enfarinhado, e abra-a no formato de um retângulo. Espalhe o recheio de bacalhau sobre a massa e enrole como um rocambole, com o auxílio do pano de prato. Coloque o rocambole numa assadeira untada com a manteiga e pincele com a gema. Polvilhe o Fondor e leve ao forno quente (175o C). Asse por 25 minutos, aproximadamente. Sirva a seguir.

Bacalhau à Brás

Rendimento : 4 porções
Tempo de preparo : 30 minutos

½ kg de bacalhau . 5 ou 6 batatas médias . Óleo para fritar . 1 xícara (chá) de óleo . 2 cebolas picadas . 6 ovos
Sal e pimenta do reino . salsa picada

Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro trocando a água de vez em quando.
No dia seguinte, lave bem o bacalhau e desfie bem fininho, eliminando as peles e espinhas.
Descasque as batatas e corte-as em palitos . Aqueça o óleo e frite, sem deixar que dourem. Tire do fogo e escorra em papel absorvente.
Aqueça o óleo e frite a cebola até amolecer. Acrescente o bacalhau e refogue até que fique seco. Adicione a batata frita e deixe refogar mais um pouco.
Bata os ovos com sal, pimenta do reino e bastante salsa picada. Despeje sobre o refogado e misture bem. Deixe no fogo por alguns minutos e retire antes que o ovo cozinhe completamente. Sirva com arroz e salada verde.

Você pode aproveitar sobras de bacalhau cozido para fazer este prato. Querendo, acrescente azeitona preta picada.

Bacalhau Seco Assado à Lisboeta

Rendimento : 4 porções
Tempo de preparo : 30 minutos

1 kg de bacalhau seco previamente dessalado cortado em pedaços . 4 batatas cortadas em rodelas .
1 pimentão verde sem sementes, cortados em rodelas . 1 cebola cortada em rodelas . 2 tomates cortados em rodelas . Azeite e sal a gosto . 2 ovos cozidos cortados em rodelas . Pão torrado cortado em rodelas de + 1 cm de espessura . 12 azeitonas

Unte uma assadeira de barro com azeite e cubra todo o fundo de pão torrado . Coloque por cima o bacalhau, a batata, o pimentão , a cebola e por fim o tomate. Misture o azeite com uma colher de sopa de água e despeje por cima de tudo. Leve por 20 minutos ao fogo médio pré aquecido. Quando estiver pronto, enfeite com as rodelas de ovo cozido e azeitonas.

Bacalhau assado à Lisboeta


Tempo de preparo: 30 min.

Rendimento: 4 porções

1 kg de bacalhau seco, previamente dessalado, limpo e cortado em pedaços

4 batatas cortadas em rodelas . 1 pimentão verde sem sementes, cortado em rodelas

1 cebola cortada em rodela . 2 tomates cortados em rodelas . azeite e sal a gosto

2 ovos cozidos cortados em rodelas . Pão torrado cortado em rodelas de + 1 cm . 12 azeitonas

Unte uma assadeira de barro com azeite e cubra todo o fundo de pão torrado. Coloque por cima o bacalhau, a batata, o pimentão, a cebola e por fim o tomate. Misture o azeite com uma colher de sopa de água e regue

Salada de Bacalhau com Feijão Fradinho



Tempo de preparo: 30min
Rendimento: 4 porções

480 g de bacalhau cozido, sem pele, sem espinha, desfiado
240g de feijão fradinho cozido . 1 tomate médio, sem sementes, picado . 1 cebola média picada
16 azeitonas pretas pequenas picadas . 1 Colher de sopa de salsinha picada
1 Colher de sopa de cebolinha picada . 4 colher de chá. de azeite . 2 colher de chá. de vinagre
1 colher de chá de água . 1 pitada de pimenta do reino

Numa tigela misture os sete primeiros ingredientes. À parte, bata o azeite junto com o vinagre, a água e a pimenta do reino e despeje sobre a salada.

Bacalhau Fresco ao Molho de Sidra

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo : 1 hora

1 kg de Bacalhau fresco já limpo . 2 Batatas grandes . 1 xícara de farinha de trigo . ½ copo de azeite de oliva . sal a gosto .

Molho : 1 cebola . 1 tomate . 2 dentes de alho . 1 colher de sopa de farinha de trigo . 6 colheres de sopa azeite de oliva . sal . pimenta do reino a gosto . 1 copo de sidra


Prepare o molho picando o alho, a cebola e o tomate descascados. Frite tudo até que estejam moles. Adicionar a colher de farinha de trigo. Refogar e acrescentar a sidra. Passar todo este molho por um espremedor de batatas, para retirar os bagaços maiores. Tempere os pedaços de bacalhau já limpos com sal e pimenta a gosto. Empane o bacalhau com a farinha de trigo e deixe fritar no azeite, pelos dois lados, até que fiquem bem dourados. Separadamente, frite no azeite e em fogo suave as batatas, cortadas em rodelas. Transfira as batatas fritas para uma caçarola e coloque por cima os pedaços de bacalhau. Cubra tudo com o molho e leve rapidamente ao forno pré aquecido.

Bacalhau Fresco Assado a La Criolla

Rendimento : 4 porções
Tempo de preparo : 1 hora

1kg de bacalhau fresco cortado em pedaços . 1 cebola pequena picada . 1 lata de pomarola . 1 colher de sopa de farinha de trigo . 1 folha de louro . manteiga . orégano - sal - pimenta do reino para temperar

Unte com manteiga uma assadeira de barro e distribua sobre ela, os pedaços de bacalhau. Polvilhe a farinha por cima. Misture separadamente o restante dos ingredientes e jogue este molho por cima do bacalhau polvilhado, assando por 40 minutos + em forno médio pré aquecido.

Bacalhau Fresco à Moda Isabela

Rendimento : 10 porções

Como preparar o peixe em postas descongeladas, tamanho 10 x 0,5; tira-se a pele , tempera com sal, suco de limão, vinho branco, pimenta do reino, branca moída, deixar descansar por 30m . Passar na farinha de trigo colocar em frigideira com gordura de sua preferência. Fritar até ficar corado. Depois colocar o molho, pode ser servido com legumes, arroz e vegetais de sua preferência.

Molho : 200ml de suco de limão . 300g de manteiga . 200g de champignon em conservas, laminados ou fatias . 60g de alcaparra . 30g salsinha picada . 50g de castanha de caju picada.

Muqueca de Bacalhau Fresco

Como preparar o peixe em postas descongeladas, tamanho 10x0,5. Tira-se a pele, tempera com sal, suco de limão, vinho branco, pimenta do reino branca moída, deixar descansar por 30 minutos. Passar levemente na farinha de trigo, colocar em frigideira, com gordura de sua preferência. Fritar até ficar corado.

Molho de Muqueca :

No fundo de uma panela com cebola picada - 50g . Alho picado - 50g . Alho poró picado 30g - Salsão picado - 30g . leite de côco - 5ooml . Pimentão verde e vermelho - 20g de cada . Azeite de dendê - 30ml . Creme de leite - 500ml . Catchup - 100g . Pimenta líquida à gosto . Pimentão verde e vermelho picado . Cebola picada - Cebolinha e salsinha cortada fininha - 30g de cada - Coentro cortado fininho - 20g .

Colocar o cheiro verde, quando o molho estiver quase pronto, Sal à gosto, depois colocar o peixe já frito no molho. Servir com arroz e pirão com legumes.

Filé de Mero (Bacalhau Fresco) ao Funghi

Filé de Mero (Bacalhau Fresco) ao Funghi


600g de Filé de Mero - 80g de Salmão Defumado (para o recheio) . Temperar com pouco de sal, Pimenta do reino e Azeite de Oliva.

Molho : 1 cálice de vinho branco - 1 cebola - 50g de champignon fresco - 1 collher (sobremesa) de Sal grosso - ¼ de creme de leite fresco.

Levar o Filé de Mero à chapa e grelhá-lo até dourar, (já temperado e recheado com o Salmão Defumado).
Enquanto isso, preparar o molho, dourando a cebola e o Champignon e acrescentando o vinho branco e o sal grosso. Cozinhar até reduzir um pouco. No final adicionar o creme de leite Fresco e deixar em fogo baixo durante 10 minutos. Servir com legumes ao vapor.

Bacalhau Fresco


Características

Apresentação

Peso médio

Locais onde Encontrar

Filé Inteiro

Com peles e sem Espinhas

550g a 01kl/02kl a 04kl acima de 04 kl

Supermercados, Peixarias e Lojas de Importados

Filé Porcionado

Sem peles e sem espinhas

120g (Embalados a Vácuo) - Caixa c/ 10u

Supermercados, e Lojas de Importados

Bacalhau a la laranja

Rendimento : 6 porções

(El Huevon por Francisco Perez)

Ingredientes :

¼ de xícara de cascas de laranjas cortadas em julienne bem fina
1 laranja grande descascada, sem semente, cortada em rodelas
12 filés de bacalhau fresco - 120g cada
3 colheres de sopa de farinha de trigo . 2 colheres de sopa de manteiga . 1 ½ xícara de alho poró fatiado fino
1/3 de xícara de Cointreau . ¼ de xícara de Cognac . 1 xícara de creme de leite . suco de ½ limão
sal e pimenta móida na hora

Modo de preparo

Tempere os filés de bacalhau fresco, com sal e pimenta e cubra levemente com farinha. Em uma frigideira grande e pesada, bem aquecida, derreta um pouco de manteiga e sauté os filés de bacalhau fresco 2 por lote, em fogo alto até que fiquem dourados, cerca de 4 minutos. Cuide que sejam virados apenas uma vez. Transfira-os com uma espátula para um prato e mantenha aquecido. Na gordura que sobrou na frigideira cozinhe no alho poró fatiado fino e a casca de laranja por 3 a 5 minutos ou até que o alho poró esteja macio.
Adicione o Cointreau e o Cognac , flambê mexendo bem a frigideira até que o fogo se apague. Acrescente a xícara de creme de leite e os pedaços de laranja e cozinhe a mistura por 2 a 3 minutos em fogo alto ou até que a mistura esteja levemente espessa . Acrescente os filés e ferva baixo por 2 3 minutos, ou até que o peixe esteja a ponto de se soltar em lascas, quando testado por um garfo. Asperja a mistura com suco de limão, sal e pimenta a gosto e sirva em pratos individuais

Bacalhau Fresco a La Plancha

Rendimento : 6 porções
The Holistic Bar and Grill por Pilnas Maisas

Ingredientes

6 filés de Bacalhau Fresco (250g cada) . 3 dentes de alho fatiados fino . ½ xícara de salsinha picada
½ l de vinho branco seco . suco de 2 limões . sal e pimenta moída na hora

Modo de preparo

Descongele os filés de Bacalhau Fresco lentamente, na geladeira. Misture bem os demais ingredientes em uma forma funda e deixe os filés neste vinha-d’alhos por 4 horas. Em uma churrasqueira ou grill, em fogo alto, leve os filés de Bacalhau Fresco até que dorem (cerca de 10 a 15 minutos cada lado) ou até que o peixe esteja a ponto de se soltar em lascas quando testado com um garfo, cuidando para virá-los apenas uma vez.
Sirva acompanhado do molho abaixo

Molho : Doure 2 dentes de alho fatiados bem fino, sal e pimenta a gosto em uma xícara de azeite de oliva de boa qualidade

Bacalhau Fresco aux Herbes Fraiches et Vinaigrette

Rendimento : 4 porções

(Restaurante Roanne por Emmanuel Bassoleil)

Ingredientes :

Peixe : 4 filés de Bacalhau Fresco, 200g cada, com pele . 2 colheres de sopa de azeite puro de oliva
Ervas frescas : 2 colheres de sopa (de cada) de hortelã, erva doce, salsinha crespa, salsinha lisa e coentro. Pique com as mãos as folhas e misture. Reserve na geladeira.
Vinaigrette : 4 colheres de azeite de oliva extra virgem . 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico . 1 xícara de purê de tomate . 4 colheres de sopa de uvas passas . 4 colheres de sopa de amêndoas cruas, pele,picadas . 1 cebola roxa média picada . sal e pimenta moídos na hora.

Modo de preparo :

Vinaigrette : Colocar em uma panela a cebola roxa, o azeite, o vinagre balsâmico, pure de tomate, caldo de peixe, amêndoas picadas, uvas passas, leve ao fogo para esquentar, sem ferver, por 10 minutos. Ajuste com sal e pimenta e reserva.

O Peixe : Faça 3 cortes na pele de cada um dos filés e tempere com sal e pimenta. Coloque o azeite em uma frigideira anti - aderente e leve ao fogo. Quando estiver bem quente doure os filés, com o lado da pele para baixo, até que a pele fique dourada e crocante. Transfira para uma assadeira untada com manteiga, mantendo a pele para cima. Leve ao forno a 200o C por 10 minutos.,

Montagem : Separe o pré - aqueça 4 pratos fundos, divida as ervas frescas entre os pratos, coloque por cima os filés de Bacalhau Fresco e regue em volta com o molho vinaigrette.

Bacalhau Fresco à Vicentina

Rendimento : 6 porções

(Restaurante Fasano por Luciano Boseggia)

Ingredientes :

6 filés de Bacalhau Fresco . 4 xícaras de azeite de oliva extra virgem . 2 talos de salsão picado
1 cebola média picada . 2 dentes de alho cortados bem fino . 6 filés de anchovas fatiados fino .
1 xícara de chá de farinha de trigo . ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado . 1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de leite . pitada de noz moscada . pitada de canela . sal e pimenta moídos na hora

Modo de Preparo

Em 3 xícaras de azeite sautée o salsão e cebolas. Uma vez dourados, retire do fogo e deixe esfriar. Acresente a salsinha, anchovas e alho, adicione sal e pimenta a gosto. Tempere os filés de Bacalhau com sal e pimenta. Em uma frigideira pesada coloque o restante do óleo e aqueça bem. Doure por cerca de 10 segundos cada lado dos filés. Retire do fogo e reserve os filés e o óleo. Misture a farinha, parmesão, noz moscada e canela, empane levemente os filés nesta mistura. Em uma forma disponha os filés e os cubra com a mistura e o azeite da pré - fritura. Mantenha por um par de horas, ajustando o sal e pimenta. Mescle o leite e creme de leite cubra com papel de alumínio e leve ao forno a 225o C, assando por cerca de 20min . Sirva acompanhado de polenta e/ou espinafre cozido.

Bacalhau Fresco poche sauce porto au fruit de la passion

Bacalhau Fresco poche sauce porto au fruit de la passion

Rendimento : 4 porções

(La Bistingo, por Michel Thenard)

Ingredientes :

800g de filé de Bacalhau Fresco, sem pele cortados em escalopes grossos (1cm) . 1 ramo de tomilho

1 cebola roxa picada . 50ml de suco de maracujá . 2 colheres de sopa de vinho do Porto . 1 xícara de chá de fumet de peixe . ½ copo + 2 colheres de sopa de vinho branco seco . ¼ xícara de creme de leite

1 colher de sopa de manteiga . sal e pimenta moídos na hora

Acompanhamentos : 2 cenouras gandes, cortadas em julienne . 200g de vagem cozidos ao vapor.

Modo de preparo :

Em uma assadeira alta, esquente a água com sal e junte ½ copo de vinho branco, a manteiga e um pedaço do ramo de tomilho. Quando atingir ebulição coloque as fatias de Bacalhau. Deixe ferver por 20 minutos, reduzindo.

Molho : Transfira o líquido de cocção e os escalopes de peixe para uma panela, acrescente o vinho do Porto, a cebola roxa, o restante do Tomilho, 2 colheres de sopa de vinho branco. Atingindo fervura, acrescente o suco de maracujá, mantenha em fervura leve por 8 min , ao final acrescente 2 a 3 colheres de sopa de crem de leite e sirva em pratos individuais pré aquecidos, coloque os esclopes de Bacalhau em um dos lados do prato, os vegetais em outro e regue os escalopes com o molho.