BIFE À CRIOULA

Ingredientes

1/2 kg de bifes de alcatra
1 kg de batata
1 pimentão
2 tomates em rodelas
2 cabeças de alho
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de azeite
sal e pimenta

Modo de Fazer

Coloque numa frigideira o azeite para esquentar. Retire do fogo e arrume uma fatia de bife, outra de batata, outra de tomate, outra de cebola e por último o pimentão. Espalhe por cima sal e pimenta. Repita as camadas até terminar os ingredientes. Leve ao fogo forte por 10 minutos e deixe cozinhar em fogo brando. Quando as batatas estiverem cozidas e o molho bem espesso, o prato está pronto. Sirva quente.

BIFE À BAIANA

Ingredientes
6 bifes
250 g de tomate
6 fatias de pão
1 colher (sopa) de farinha de trigo
queijo parmesão ralado
pimenta e temperos
Modo de Fazer
Corte os bifes bem finos, salgue-os, passe-os na farinha de trigo e frite-os com bastante óleo bem quente. Coloque cada bife sobre uma fatia de pão. Faça um molho de tomate, bem temperado e apimentado. Com esse molho, regue os bifes, umedecendo bem as fatias de pão. Espalhe sobre eles um pouco de queijo parmesão ralado.

BIFE ABAFADO

Ingredientes

10 bifes de coxão mole
1 cebola grande
250 g de batata
200 g de cenoura
250 g de tomate
100 g de azeitona
Temperos habituais

Modo de Fazer

Esfregue um pouco de sal em cada bife e deixe-os num prato.. Corte a cebola grande, em rodelas finas, e descasque as batatas e cenouras. Numa panela com um pouco de gordura derretida, arrume, fora do fogo, os ingredientes, da seguinte maneira: uma camada de bifes, uma de rodelas de cebolas e tomates, uma de batatas cortadas em rodelas grossas e uma de cenouras e azeitonas. E assim sucessivamente. Leve ao fogo muito fraco, tampando bem a panela. É preciso de vez em quando, sacudir um pouco a panela para que os bifes não grudem no fundo.

galinha a cabidela nordestina

Galinha a cabidela nordestina



Ingredientes:

1 galinha

3 colheres sopa de vinagre

4 tomates 1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

óleo q.b.

sal e pimenta branca à gosto


Confecção:

Mate a galinha e aproveite o sangue, ao qual se dever misturar o vinagre para não coagular.

Corte a galinha em pedaços pequenos e lave-a bem.

Leve ao fogo a galinha com o tomate, a cebola cortada em rodelas, a folha de louro, o óleo, o alho picado com um pouco de sal e leva-se a cozer em fogo brando. Depois de cozida a galinha, junte o sangue e leve novamente ao fogo, para deixar cozer durante alguns minutos, até apurar o molho.

Sirva com arroz branco.