CURSO DE PORCELANA FRIA - "BISCUIT"







·         Como preparar a massa:

Ingredientes

·         2 Xícaras de chá de amido de milho
·         2 Xícaras de chá de cola (Cascorez Extra - rótulo Azul)
·         2 colheres de sopa de vinagre branco - (Age como conservante)
·         2 colheres de sopa de Vaselina Líquida
·         1 colher de sopa de creme não gorduroso para mãos

Preparo

Coloque em uma tigela de vidro ou um recipiente de plástico para microondas o amido de milho e a cola e misture bem com uma colher de pau até que dissolva todo o amido de milho, coloque o vinagre e a vaselina e misture novamente.
            Coloque a tigela no microondas e regule-o para 3 minutos, ligado na potência máxima, após cada minuto interrompa o processo, retire a tigela e misture bem a massa com a colher de pau. Em seguida, volte a tigela ao forno. A massa deverá estar no ponto após os 3 minutos, mas, fatores como variação na rede elétrica, diferenças de tamanho entre as xícaras usadas como medida e modelos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa.
            Uma vez pronta a massa, espalhe sobre uma superfície de mármore ou fórmica, 1 colher de sopa rasa de creme não gorduroso para mãos (não exceda a quantidade indicada na receita - 1 colher é o suficiente) e despeje a massa por cima, ainda quente, sove a massa até que ela esteja totalmente uniforme, quanto mais você manuseá-la, melhor ela ficará para trabalhar.
            Por fim, coloque-a num saco plástico ainda quente, para evitar que resseque. Pode ser utilizada assim que estiver totalmente fria.



·         Como tingir a massa:

O resultado do trabalho é sempre melhor, se você deixar para tingir a massa natural apenas na hora de ser utilizada. De qualquer maneira, ela pode ser embalada em plástico, já colorida.



·         Sobre o conservante:

Algumas receitas de massa para Biscuit recomendam o uso do formol como conservante. Este produto, além de ser de difícil aquisição, comprovadamente causa danos à pele e à saúde. Em nossa receita o formol é substituído pelo vinagre branco ou limão, fácil de ser encontrado e inócuo à saúde, possui o mesmo poder de conservar a massa após os trabalhos prontos.







Materiais Necessários

·         Tinta (óleo ou para tecido)
·         Jogo de estecas
·         Rolo de massa
·         Estilete
·         Carretilha de corte
·         Tesoura de ponta
·         Revistas
·         Papelão
·         Tubo de cola
·         Miçangas
·         Olhos
·         Imãs
·         Caneta para desenho ou pincel
·         Saco plástico
·         Pistilos

Materiais Auxiliares

·         Molde de silicone
·         Extrusora
·         Cortadores
·         Cilindro
·         Marcadores

Dicas essenciais

·         Nunca deixe a massa exposta a correntes de ar por muito tempo para evitar formação de uma casca ao redor da massa, o que pode comprometer o trabalho.
·         A massa preparada no microondas, além de não exigir esforço físico, é totalmente aproveitada. Já a massa preparada na panela, pode ocorrer o desperdício da crosta das bordas.
·         Se depois de pronta, no momento do trabalho, a massa estiver um pouco dura, coloque-a por cerca de 3 segundos no microondas em potência máxima, a consistência voltará ao normal.
·         Muito importante, se você trabalhar com crianças, não deixe que coloquem a massa na boca e, muito menos, que engulam-na. A cola utilizada tem baixo grau de toxicidade mas, mesmo assim, não deve ser ingerida.

Dúvidas mais freqüentes

·         Minha massa fica dura (ou mole) demais e difícil de trabalhar, por que?
A massa de Bisquit guando passa do ponto além de endurecer, fica emborrachada. Quando não no ponto, fica mole e pegajosa. Para que isso não aconteça, observe a partir do segundo minuto quanto tempo mais deverá ficar no forno. O ponto certo para começar a sovar é quando, ao se levantar a massa da tigela ainda exista um pouco de cola no fundo com a aparência de um creme. Retire tudo da tigela (inclusive este creme), coloque em uma superfície lisa untada com um pouco de creme para mão não gorduroso e acrescente o restante (até completar uma colher rasa de sopa) conforme for sovando. Ao terminar de sovar, a massa deverá estar macia. Embale-a e, saco plástico imediatamente.



·         Eu posso acrescentar amido de milho na hora que estiver sovando a massa?
Não se acrescenta nada ao sovar a massa de Bisquit, com exceção de uma colher de sopa rasa de creme de mão não gorduroso. As peças quebradiças depois de secas devem-se justamente à adição de amido de milho cru à massa já cosida.


·         Posso usar um creme para mãos que contenha gordura?
Não, o creme com gordura deixa a massa esfarelada.

·         Eu posso guardar a massa de Bisquit na geladeira?
A massa se conserva bem se estiver armazenada em sacos plásticos bem fechados, mas se sua na região o clima ou a temperatura estiver muito quente aconselha-se a colocá-la na geladeira.

·         Como devo proceder quando a massa pronta e embalada cria uma camada de bolor?
A massa fica com a camada de bolor quando é utilizada uma quantidade excessiva de creme. Para que isso não ocorra, coloque sempre a quantidade indicada de creme.

·         Quando a minha massa fica dura, eu posso reaproveitá-la?
Você pode reaproveitar, juntando à essa massa uma massa mais macia que você fizer.

·         Quando estamos trabalhando com a massa de Bisquit, qual a precaução que devemos ter para que ela não resseque?
Devemos mantê-la sempre embalada em saco plástico e tirar da embalagem apenas a quantidade de massa a ser utilizada. Quando o trabalho necessita de grande quantidade de massa já esticada, devemos mantê-la sempre coberta com plástico para o ar não ressecá-la.

·         Por que quando faço modelagem, principalmente de bolinhas, a massa fica com rachaduras e não consigo uni-la uniformemente?
Ao fazer modelagem, principalmente de bolinha, devemos enrolar com a palma da mão, apertando e pressionando fortemente, para que fique uniforme e sem fendas.


·         Quando faço tiras com a extrusora , elas saem arrepiadas, por que isso acontece?
A massa ao sair da extrusora fica arrepiada porque está com grumos por dentro. Para que isso não acorra, a massa deverá ser bem sovada antes de ser colocada na extrusora .

·         Por que em trabalhos feitos com massa tingida, depois de secos, a cor escurece?
Ao tingir a massa, procure deixar numa tonalidade abaixo da cor desejada, porque é normal escurecer depois do trabalho seco.

·         Por que quando tinjo a massa em tons claros, o trabalho fica transparente?
Quando tingimos a massa com tons claros, devemos colocar um pouco de tinta a óleo branco de titânio, porque a mesma deixa a massa ficar leitosa e sem transparência.

·         Quanto tempo demora para secar uma peça de Bisquit?
A secagem depende do tamanho do trabalho, um imã de geladeira, por exemplo, demora em média 24 horas para secar por completo.

·         Como acelerar o processo de secagem das peças em Bisquit?
O correto é que as peças sequem ao ar livre, pois deste modo elas secam por inteiro. Através de outro métodos, o trabalho seca superficialmente e o seu interior ainda fica úmido, correndo o risco do aparecimento de bolor. Secador de cabelos, ventilador ou secadora de roupas podem ser usados para acelerar o processo de trabalho com espessura fina.

Massa de biscuit com sal

Você vai precisar de:

- 500 g de farinha de trigo
- 1 k de sal
- 75 ml de cola branca
- 300 ml de água
- tinta guache de cores diversas
- moldes
- verniz marinho (impermeabilizante)
- bicomponente (verniz automotivo)
- fios de cobre
- pincel
- óleo de cozinha
- papel alumínio
- imã

Passo a Passo

Em uma vasilha grande misture a farinha de trigo e o sal, coloque a água e continue misturando. Em um copo coloque a cola complete com água e adicione na massa.
Amasse com as mãos (ela fica parecida com massa de pão) até ficar bem seca. Se sua massa ficar muito molhada não adianta acrescentar farinha. Faça outra massa mais seca e misture as duas.

Depois de pronta divida a massa em pequenas porções e faça a coloração com tinta guache. Use luvas para não manchar as mãos.
Coloque a massa nos moldes apertando bem. Tire do molde e usando uma espátula ou faca elimine as rebarbas. Tenha sempre perto um pouco de água para umedecer os dedos e moldar delicadamente as laterais.

Coloque sobre o papel alumínio e passe o fio de cobre de um lado para outro por dentro das peças.
Ponha em uma forma e leve ao forno baixo por 30 minutos com a tampa semi aberta, após esse tempo feche a porta e deixe até que as peças fiquem duras. Aperte com palito de dente para ver se já estão boas. Retire do forno e pinte com tinta guache.

Dissolva o bicomponente de acordo com as instruções do fabricante e segurando pelo fio de cobre banhe as peças três vezes no produto. Pendure, deixe secar, passe novamente do bicomponente e depois de duas horas passe no verniz marinho.
Espere secar e usando cola branco ponha o imã atrás da peça.

Para fazer essa massa você vai gastar R$ 7.00 (sete reais) e faz oitenta peças, podendo vender cada uma por R$ 2.00 (dois reais). Essa massa é diferente porque contém sal e não vai ao microondas.